
Detalhes do Curso Psicoterapia Analítico Comportamental Contextual com Crianças, Adolescentes e Pais: Integrando a TACI, FAP e ACT
EMENTA
Histórico da psicoterapia analítico comportamental infantil, da AEC às terapias contextuais. Integração de processos e propostas favorecendo o alcance e resultados da intervenção. Aspectos peculiares da análise clínica comportamental infantil. Bases conceituais: da contingência de 3 termos ao RRAA. Classes de ordem Superior e as Terapias Contextuais (Flexibilidade Psicológica; Esquiva Experiencial, Self, Valores e Ação comprometida, entre outras). Instrumentos de Avaliação e Intervenção da primeira à terceira geração. Habilidades do terapeuta. A relação terapeuta criança, adolescente, pais. A FAP com crianças, adolescentes e pais. Publicações e Evidências. Conclusões e perspectivas futuras.
PROGRAMAÇÃO
1. Análise Funcional e a Integração das Psicoterapias Analítico-Comportamentais da Primeira, Segunda e Terceira Geração no atendimento a crianças, adolescentes e pais; da AEC, Modificação do Comportamento, TAC às Terapias da Terceira Geração: ACT e FAP.
2. Atende a criança desde que nasce; atende aos pais; acompanha na escola;
3. Processos:
o Apego;
o Manejo de Contingências pelo Terapeuta - praticas positivas. Identificação e Alteração de esquemas vigentes: Controle aversivo -> controle positivo; Reforçamento arbitrário -> natural; Consequenciação para comportamentos-alvo, incompatíveis, alternativos; Reforço contingente X não contingente; aprimoramento do controle de estímulos; foco no problema x desfocar o problema; ignorar x desfocar; atenção reduzida para o inadequado; ensinar outras alternativas de enfrentamento;
o Classes Comportamentais e intervenção;
o Comportamentos verbalmente governados – formação de conceitos, regras;
o Relações de Equivalência e RRAA: transferência e transformação de funções. Tarefas do Terapeuta. Alteração de Classes;
o Comportamentos governados por conceitos estabelecidos por novas relações verbais.
o “Cusps”
o Desenvolvimento Self e problemas clínicos.
o Teoria da Mente (TOM)
4. As múltiplas variáveis relevantes e a Formulação de Caso : a queixa e o problema; diagnostico x avaliação contínua.
5. Habilidades dos terapeutas;
6. Formas de Levantamento de Dados: fantasia; questionamento reflexivo, etc...
7. Comportamentos promissores: Brincar como “behavioral cusp”; Habilidades e Competências Sociais;
8. Classes de ordem Superior e as Terapias Contextuais:
o Flexibilidade x Inflexibilidade Psicológica;
o Esquiva Experiencial x Aceitação e Tolerância Emocional;
o Fusão x Atenção Plena, Mindfullness e Desfusão;
o Self - Autoconhecimento, autocontrole e autogerenciamento;
o Valores e Ação comprometida;
o Intimidade e Relação de Confiança;
9. A relação terapeuta cliente e a FAP com crianças, adolescentes e pais ;
10. Medidas e instrumentos disponíveis da primeira à terceira geração;
11. Orientação a Pais:
o Variáveis que afetam o Comportamento dos Pais – estresse, eventos contextuais pontuais, inabilidades, crises e problemas conjugais, pais single, ausência de rede de apoio, problemas psicológicos como por ex. depressão, etc.
o Estilos Parentais.
o Orientação e outras formas de trabalho com pais : Terapia Familiar; Terapia de Casal; Terapia Individual dos pais.
o Sessões conjuntas: objetivos, dinâmica, cuidados importantes.
12. Publicações e Evidências. Conclusões e perspectivas futuras.
Professores
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Jaíde Regra Doutor em Psicologia Experimental - USP
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Fatima Cristina de Souza Conte Doutorado em Psicologia Clínica - USP
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Ila Linares Doutorado em Saúde Mental - USP
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Tauane Paula Gehm Doutora em Psicologia Experimental (USP)
Ementa
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Histórico da psicoterapia analítico comportamental infantil, da AEC às terapias contextuais.
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Integração de processos e propostas favorecendo o alcance e resultados da intervenção.
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Aspectos peculiares da análise clínica comportamental infantil.
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Bases conceituais: da contingência de 3 termos ao RRAA.
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Classes de ordem Superior e as Terapias Contextuais (Flexibilidade Psicológica; Esquiva Experiencial, Self, Valores e Ação comprometida, entre outras).
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Instrumentos de Avaliação e Intervenção da primeira à terceira geração.
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Habilidades do terapeuta.
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A relação terapeuta criança, adolescente, pais.
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A FAP com crianças, adolescentes e pais. Publicações e Evidências.
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Conclusões e perspectivas futuras.
datas
Confira abaixo as datas do curso. Qualquer dúvida clique aqui e entre em contato.
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21/10/2023 • 08:30 às 17:00
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11/11/2023 • 08:30 às 17:00
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