Cursos
Detalhes do Curso Criatividade e Inovação em uma perspectiva analítico-comportamental
Aulas ao vivo, via web + 15 dias pare rever as gravações
Datas:
14/09, 21/09, 28/09 e 05/10 - 08h00 às 10h00
Criatividade e inovação são classes de comportamento que possuem valor social e econômico. Neste curso serão apresentados e discutidos os processos e métodos da Análise do Comportamento que envolvem as origens e manutenções de comportamentos novos, criativos e inovadores, em especial ambiente organizacional.
Objetivos: Apresentar e discutir o papel da criatividade e inovação em grupos e organizações, com foco operante. A partir da noção de comportamento operante, identificar contextos e consequências que fomentam a criatividade, bem como organizar, planejar e executar intervenções e protocolos comportamentais a partir disso.
Parte 01: Criatividade, inovação e as origens do comportamento novo
Nessa aula serão discutidos e apresentados: a) Criatividade e inovação como comportamento operante, b) processos operantes e a origem de comportamentos novos e emergentes, c) comportamentos novos e sua relação com a criatividade (ontogênese) e inovação (cultura), e d) Processos básicos e criatividade (classes de respostas, generalização e modelagem etc)
Parte 02: Processos comportamentais, contextos e consequências que fomentam a criatividade e inovação
Nessa aula serão discutidos e apresentados: a) modelos comportamentais de criatividade e inovação: recombinação de repertórios e variabilidade aprendida, b) design e resolução de problemas como contexto de inovação individual e em equipe, c) criatividade e comportamento complexo (formação de classes de equivalência, RFT e comportamento verbal)
Parte 03: Planejando ambientes que fomentem a criatividade
Nessa aula serão discutidos e apresentados: a) o conceito de behavioral cusps/saltos comportamentais, b) a árvore de comportamentos: uma proposta conceitual e diagramática de planejamento de ensino da criatividade em uma perspectiva operante e desenvolvimentista, c) instalando repertórios de liderança e criatividade em ambiente organizacional, d) a importância de instalar e gerir comportamentos novos em equipes e ambientes organizacionais (interface entre OBM e criatividade)
Parte 04: Criatividade nas empresas, no trabalho e a inovação tecnológica comportamental
Nessa aula serão discutidos e apresentados: a) O que é uma tecnologia comportamental, b) tecnologias comportamentais em prol da criatividade – síntese de processos e apresentação de protocolos, c) técnicas de brainstorming e outras atividades que fomentam a criatividade em equipes e ambientes organizacionais, d) gestão da sua criatividade (como analista do comportamento) e da sua equipe/colaboradores.
Corpo Docente
Matrícula
Curso:
Criatividade e Inovação em uma perspectiva analítico-comportamental
Formas de Pagamento: