Cursos
Detalhes do Curso Estratégias de Intervenção Clínica na ACT
Curso ao vivo (online) + 15 dias para rever a gravação
06/07 - 08:30 - 12:00
13/07 - 08:30 - 12:00
A partir de um olhar analítico-funcional do modelo da ACT, podemos identificar alguns padrões de interação comuns entre o indivíduo e o ambiente que acarretam ou exacerbam o sofrimento psicológico (estados iniciais) e objetivos terapêuticos almejados diante de cada um desses problemas (estados finais).
Nesse sentido, temos em terapia a passagem de um estado de desconexão para um estado de conexão com os eventos privados; de esquiva experiencial à aceitação; de fusão à desfusão cognitiva; de ausência de sentido à clareza de valores; de desengajamento ao engajamento; e de desconexão à conexão com os efeitos do próprio comportamento.
Porém, a conceituação de caso e a formulação de objetivos é somente uma etapa do processo terapêutico. Um aspecto de extrema relevância é o processo envolvido nesta passagem de um padrão inicial de sofrimento psicológico (avaliado na conceituação de caso) para um padrão final de melhora clínica (avaliado com base nos objetivos terapêuticos).
O objetivo da presente aula é, a partir da análise da dinâmica de interação terapeuta-cliente, discutir como esses estados iniciais aparecem no comportamento do cliente em sessão, como eles podem ser manejados pelo clínico nestas situações e como as eventuais mudanças podem ser avaliadas ao longo do processo.
Corpo Docente
Matrícula
Curso:
Estratégias de Intervenção Clínica na ACT
Formas de Pagamento: