Pós-Graduação em Gestão do Comportamento em Organizações (OBM)
Desenvolva uma atuação estratégica com base na Análise do Comportamento. Aprenda a analisar, planejar e intervir sobre processos comportamentais que impactam diretamente os resultados da sua organização. Ideal para quem trabalha em recursos humanos, em clínicas de atendimento psicológico, pequenas empresas ou grandes organizações.
Um curso 100% online, com aulas ao vivo aos sábados e muita interação entre professores e colegas. Essa pós graduação tem 400 horas/aulas e foi criada para quem deseja influenciar decisões organizacionais com base em evidências. A proposta vai muito além das abordagens tradicionais de RH: aqui você aprenderá a utilizar os princípios da Análise do Comportamento para promover mudanças sustentáveis e mensuráveis em contextos corporativos.
Turma 2026 - 1º Semestre
Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC
Para que essa especialização prepara você?
A Pós-Graduação em Gestão do Comportamento em Organizações (OBM) prepara você para atuar de forma estratégica e baseada em evidências em contextos organizacionais, com foco na análise, planejamento e intervenção sobre comportamentos que impactam diretamente o desempenho, a cultura, o clima e os resultados das organizações.
Essa pós-graduação prepara você para:
Analisar funcionalmente fenômenos comportamentais em organizações
Você aprenderá a identificar variáveis que mantêm comportamentos no ambiente de trabalho e a desenvolver intervenções eficazes para modificá-los, indo além de uma atuação operacional.
Atuar com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao ambiente organizacional
O curso traz sólidos fundamentos conceituais da ABA e os aplica ao cotidiano das organizações (OBM – Organizational Behavior Management).
Desenvolver práticas estratégicas em áreas como:
Recrutamento e seleção com foco comportamental Avaliação e gestão de desempenho Diagnóstico de clima e cultura organizacional Segurança e saúde comportamental (Behavior-Based Safety) Treinamento, desenvolvimento e educação corporativa Economia comportamental e comportamento do consumidor
Utilizar instrumentos práticos de avaliação e intervenção Você terá acesso a ferramentas aplicáveis no dia a dia organizacional para promover mudanças sustentáveis e mensuráveis.
Contribuir com decisões organizacionais com base em dados e evidências científicas
O curso valoriza uma atuação que integra teoria, prática e impacto real, capacitando o profissional para ser agente de mudança no ambiente corporativo.
E muito mais! Tudo isso com suporte de um corpo docente de altíssimo nível!
Diferenciais da
nossa pós >
Formação Baseada em Evidências Científicas
Aplicação Prática no Contexto Organizacional
Melhor Corpo docente do Brasil
Integração entre Psicologia e Gestão
Ferramentas e Diagnósticos Funcionais
Toda a abordagem é ancorada na Análise do Comportamento, com uso de métodos validados cientificamente. O foco está sempre na função do comportamento, e não apenas em suas aparências (topografia). Assim, você aprende a fazer intervenções mensuráveis e com impacto real, baseadas em dados.
Possibilidade de cursar disciplinas da pós em Terapias Contextuais, TAC, ABA aplicada ao TEA e outras, ampliando seu repertório profissional.
sobre o
curso >
A formação conta com 10 módulos, cada um com 40h, totalizando 400h de curso. A grade foi pensada para integrar conhecimento técnico e prático sobre comportamento organizacional, cultura, desempenho, aprendizagem e saúde ocupacional:
Disciplinas:
• Análise de Cargo, Recrutamento e Seleção
• Análise do Comportamento e Paralelos com a Administração
• Avaliação de Desempenho
• Cultura Organizacional, Diagnóstico Institucional e Clima
• Economia Comportamental e Comportamento do Consumidor
• Fundamentos e Modelos de Intervenção em OBM
• Performance Management e Organizações como Sistemas
• Programação de Contingências em Organizações
• Segurança e Saúde Comportamental
• Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa
Professores
Elen Moreira
Coordenadora da Pós!
Elen Gongora Moreira é psicóloga formada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP e possui MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Comercial pela FGV. Atua com análise funcional, desenvolvimento pessoal e habilidades interpessoais, unindo experiência acadêmica e prática profissional.
Aline Archer
Aline Battisti Archer é psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora convidada nos cursos de Psicologia e Administração da UNIFEBE. Integra o grupo de pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada nas Organizações e o Laboratório Fator Humano, desenvolvendo pesquisas e intervenções voltadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Gabriel Carelli
Gabriel Carelli é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e graduado em Turismo pelo Centro Universitário Senac. Atua como coordenador do curso Formação em Análise do Comportamento Aplicada à Educação no Instituto Par e foi cofundador da consultoria Neulogic, voltada ao desenvolvimento de Recursos Humanos em organizações. É coordenador geral de eventos da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, unindo experiência acadêmica e prática na aplicação da Análise do Comportamento em diferentes contextos.
Gabriel de Luca
Adici Gabriel Gomes de Luca é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e desenvolve pesquisas na área de Análise do Comportamento aplicada a contextos organizacionais, de trabalho e de aprendizagem. one a descrição aqui...
Helder Gusso
Helder Lima Gusso é psicólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração pela FAE e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas áreas de Análise do Comportamento, Programação de Ensino, Psicologia Organizacional e Ensino Superior, com ênfase na aplicação de tecnologia educacional.
Hernando Neves
Hernando Borges Neves Filho é professor associado do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve pesquisas sobre criatividade, comportamento complexo, resolução de problemas, desinformação e comportamentos culturais emergentes, com publicações relevantes na área.
Livia Aureliano
Lívia Godinho Aureliano é doutora em Psicologia Experimental pela USP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela USP e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Atua como professora e pesquisadora com foco na análise de serviços comportamentais, conciliando atuação clínica e organizacional.
Livia Rech
Lívia Rech de Castro é psicóloga formada pela PUC-Campinas, especialista em Clínica Analítico-Comportamental e mestre em Análise do Comportamento Aplicada pelo Núcleo Paradigma. Atua no Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD) com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Marcelo José
Marcelo José Machado Silva é engenheiro mecânico e psicólogo, mestre em Psicologia Experimental pela USP e especialista em Planejamento Energético e em Gestão de Pessoas. Atua na área de Análise do Comportamento nas Organizações, com foco em gestão do comportamento e segurança comportamental. Desenvolve consultorias e treinamentos voltados à gestão de desempenho e segurança baseada em comportamento, com experiência em projetos corporativos de grande porte, incluindo empresas como a Petrobras.
Patrícia Luque Carreiro
Patrícia Luque Carreiro é psicóloga clínica, doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Psicologia pela mesma instituição e graduada em Administração de Empresas (UnB) e Psicologia (UniCeub). Atua como supervisora clínica e orientadora no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Sua trajetória inclui pesquisas e publicações nas áreas de comportamento do consumidor, economia comportamental, corrupção e persistência comportamental, além de estudos sobre campanhas de prevenção à AIDS.
Pedro Conte
Pedro Conte é jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com graduação em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduação em Marketing e Gestão de Publicidade pela UEL e mestrado em Administração pela mesma instituição, na área de Gestão e Sustentabilidade. Possui também mestrado em Marketing pela ESERP Business School, na Espanha. Fundador do Instituto Continuum e sócio-fundador da plataforma Díadelab, atua na gestão de projetos educacionais e na coordenação de iniciativas voltadas à formação continuada. Sua trajetória inclui experiência como coordenador de pós-graduação, diretor de fundação internacional e coordenador de conteúdo em instituições de ensino e eventos corporativos.
Raquel Arena
Raquel Araújo Arena é psicóloga formada pela PUC/SP, mestre profissional em Análise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma – SP, com formação em Organizational Behavior Management (OBM) e pós-graduada em Gestão do Desempenho Empresarial pela FGV/SP. Atua em consultório com atendimento a adultos, casais e grupos, e é Diretora Executiva de Gestão e RH na 4CREDIT FIDC. Com mais de 25 anos de experiência, desenvolve trabalhos em contextos clínicos e organizacionais, orientando lideranças na tomada de decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas.
Raquel Aló
Raquel Aló é psicóloga formada pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia/Análise do Comportamento pela mesma instituição e doutora em Análise do Comportamento pela West Virginia University (EUA). Atuou na consultoria em Análise do Comportamento em Organizações Continuous Learning Group, nos Estados Unidos, entre 2008 e 2011, e realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo. É professora adjunta no Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e integra a equipe volante da Unidade de Ciências do Comportamento (CINCO) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos no governo federal.
Nadia Kienen
Nádia Kienen é mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora pela University of Alabama at Birmingham (EUA). Professora associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenou o programa entre junho de 2021 e maio de 2023. Atua com ensino e pesquisa na área de Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) em contextos clínicos, organizacionais, educacionais e de saúde. É líder do grupo de pesquisa Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos do CNPq e coordena o LaBori – UEL.
Henrique Angelo
Henrique Angelo é psicólogo formado pelo Mackenzie, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela PUC/SP, com pesquisas voltadas ao comportamento social e à cultura. Professor da Universidade Paulista e do Instituto Par, é sócio-fundador da Lupa – Educação Ampliada, onde atua no desenvolvimento de métodos para uma aprendizagem mais efetiva e na capacitação de professores.
Candido Pessôa
Candido V. B. B. Pessôa é administrador formado pela EAESP da Fundação Getulio Vargas – SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP e doutor em Psicologia Experimental pela USP. Com ampla experiência em Psicologia, atua no desenvolvimento de repertórios individuais e processos grupais, unindo sólida formação acadêmica e prática profissional para promover avanços significativos no campo da Análise do Comportamento.
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Costa é psicólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Psicologia Experimental pela USP e pós-doutor pelo Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (atual Instituto Par: Ciências do Comportamento, SP). Professor Associado da UEL, é docente permanente e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento. Atuou como Editor Geral do periódico Acta Comportamentalia (2020-2021) e é Editor Associado da Revista Brasileira de Análise do Comportamento, Acta Comportamentalia e Perspectivas em Análise do Comportamento, além de integrar a REDETAC desde 2018.
Turma 2026 – 1º Semestre
Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC
Início das aulas:
1º Semestre, março de 2026
Modalidade:
Totalmente online, com transmissão ao vivo e acesso a gravações por 15 dias.
Aulas ao vivo:
Quinzenalmente aos sábados.
Investimento:
18x de 548,90 ou R$ 8.892,00 à vista
Garanta sua vaga! O primeiro boleto é gerado no ato da matrícula.
As demais parcelas iniciam em fevereiro de 2026.
Deixe seus dados e entre na lista de espera. Nós entraremos em contato!
Profissionais com diploma de graduação em qualquer área, com interesse em atuação em comportamento organizacional e gestão de pessoas.
Não. O curso também é voltado a gestores, consultores e profissionais de recursos humanos.
Não precisa, não! A nossa pós foi pensada com carinho para receber tanto quem está começando agora na área quanto quem já atua e quer aprofundar a prática com mais solidez teórica e técnica.
Ao longo do curso, a gente passa pelos fundamentos da Análise do Comportamento e avança para estratégias de intervenção mais complexas — tudo de forma aplicada, acessível e com muito espaço para troca entre quem já tem estrada e quem está só dando os primeiros passos.
100% online, com acesso a materiais, atividades avaliativas e videoaulas.
A certificação é emitida pela Faculdade iPGS, uma Instituição de Ensino Superior credenciada junto ao MEC para oferta de pós-graduação lato sensu.
Reconhecimento MEC - e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior
Não. O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional.
Nossa jornada formativa juntos dura 12 meses — um ano de trocas, aprendizados e construção coletiva.
Ao longo desse tempo, você vai percorrer 400 horas de formação, com aulas quinzenais divididas em módulos que conectam teoria, prática e muita conversa boa com quem vive a gestão no dia a dia. Tudo no ritmo certo pra aprofundar, aplicar e transformar a sua atuação.
Nos encontramos no virtual — com presença, troca real e câmera ligada. A nossa pós é 100% online, com aulas ao vivo, pensadas para garantir interação, engajamento e construção conjunta. A cada disciplina, você participa de aulas teóricas e oficinas práticas!
Os encontros acontecem, em regra:
– Sábados, das 8h às 12h
A presença é registrada e incentivamos que todos estejam de câmera aberta — porque aqui a gente se encontra de verdade, mesmo a distância.
Sim, é necessário apresentar uma cópia do diploma de graduação no momento da matrícula.
Se você ainda está no último semestre da faculdade, tudo bem — nesse caso, a gente pede um comprovante de matrícula atualizado e você se forma com a turma posterior, ok?
A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo MEC, e por isso seguimos as exigências formais para garantir a validade do seu certificado ao final do percurso.
Ao longo da Pós-Graduação em Gestão do Comportamento em Organizações (OBM), você desenvolverá um conjunto robusto de habilidades técnicas, analíticas e estratégicas. Abaixo, listo as principais:
Análise Funcional do Comportamento
Planejamento e Intervenção Comportamental
Avaliação e Diagnóstico Organizacional
Gestão de Desempenho e Performance
Integração entre Psicologia e Gestão
Ensino, Treinamento e Desenvolvimento
Promoção de Saúde e Segurança Comportamental