Especialização em Terapias

Comportamentais Contextuais

com Ênfase em ACT e FAP

Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais com Ênfase em ACT E FAP

Um curso 100% online, com aulas ao vivo e muita interação entre professores e colegas. São 556 horas/aula, oferecendo uma formação sólida e aprofundada em Análise do Comportamento em Terapias Comportamentais Contextuais.

Nosso objetivo é garantir que os alunos compreendam de verdade os princípios e saibam analisar e planejar intervenções de forma ética, eficaz, com foco naquilo que seu cliente precisa.

Turma 2026 - 1º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Inscreva-se!

Para que essa especialização prepara você?

A Pós-graduação em Terapias Contextuais com Ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) prepara você para atuar como psicoterapeuta analítico-comportamental contextual, com formação sólida e integrada nas principais abordagens da terceira geração das terapias comportamentais.

Com base no Behaviorismo Radical e na Análise Clínica Comportamental, o curso proporciona:

✅ Capacitação teórico-prática completa nas abordagens ACT e FAP, reconhecidas por sua eficácia no enfrentamento do sofrimento psicológico humano;

✅ Formação para intervenções clínicas baseadas em evidências, com foco na compreensão dos processos comportamentais complexos, da linguagem, valores, emoções e relação terapeuta-cliente;

✅ Desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais, como análise funcional do comportamento, uso de metáforas terapêuticas, atenção plena (mindfulness), formulação de caso, e estratégias de reforçamento na relação terapêutica;

✅ Integração entre gerações da Terapia Comportamental, possibilitando uma atuação mais ampla, flexível e contextualizada às necessidades dos clientes;

✅ Acompanhamento por professores altamente qualificados e experientes, com ampla produção científica e prática clínica reconhecida nacional e internacionalmente.

O que você vai aprender?

  • Capacitar-se para aplicar os princípios e técnicas da ACT e da FAP em contextos clínicos diversos.

  • Realizar intervenções clínicas baseadas em evidências, considerando os processos comportamentais complexos, linguagem, valores, emoções e a relação terapeuta-cliente.

  • Integrar os conhecimentos das três gerações das Terapias Comportamentais para atuar de forma flexível e contextualizada às demandas dos clientes.

  • Desenvolver habilidades clínicas como análise funcional do comportamento, uso de metáforas, prática de atenção plena, formulação de casos e aplicação de estratégias de reforçamento.

  • Participar ativamente do processo de aprendizagem com docentes experientes, reconhecendo e aproveitando sua expertise científica e clínica.

E muito mais! Tudo isso com suporte de um corpo docente de altíssimo nível!

Diferenciais da

nossa pós >

Supervisão (130+ horas)

Base teórica e prática

Melhor corpo docente do brasil

Possibilidade de cursar disciplinas da pós em TAC e OBM, ampliando seu repertório profissional.

Equipe de monitores disponíveis na turma, ajudando na gestão das aulas, do curso e tirando dúvidas ao longo do caminho.

A grade curricular da especialização combina fundamentos teóricos sólidos com prática.

sobre o

curso >

Confira os temas abordados ao longo do curso:

• Terapias comportamentais: De onde viemos, onde estamos e para onde vamos?
• Introdução à Psicoterapia Analítica Funcional (FAP): Construindo relações íntimas e intensas para gerar transformações significativas
• Pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical e do Contextualismo Funcional: alinhando o olhar sobre os fenômenos psicológicos
• Princípios básicos: comportamento operante
• Princípios básicos: Aprendizagem vicariante e comportamento respondente
• Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Abraçando a riqueza da experiência humana em prol de uma vida que vale a pena ser vivida
• Falar: Processos básicos do comportamento verbal
• Simbolizar: Ampliando os processos do comportamento verbal
• Pensar: o papel do controle verbal na subjetividade humana e no sofrimento psicológico
• Sentir: O papel das emoções na subjetividade humana e no sofrimento psicológico
• Construindo uma relação terapêutica cooperativa: Alinhando objetivos e tarefas
• Construindo uma relação terapêutica cooperativa: Fortalecendo credibilidade, confiança e expectativas
• Construindo uma relação terapêutica acolhedora: criando condições favoráveis para a expressão do cliente
• Cooperando com o cliente na prática
• Construindo uma relação terapêutica acolhedora: Sendo responsivo à expressão do cliente
• Construindo uma relação terapêutica respeitosa: Reconhecendo diversidade, poder e privilégio
• Da observação à análise molecular: analisando instâncias específicas de comportamento
• Construindo uma relação terapêutica respeitosa: Lidando com feedbacks, conflitos e ruptura
• Respeitando o cliente na prática
• Realizando análises funcionais moleculares na prática
• Aprendendo a observar
• Afinal de contas, o que são problemas clínicos e sofrimento psicológico?
• Análise Biocomportamental
• Humanos são seres históricos: Os impactos de contingências ontogênicas recorrentes
• Humanos são seres sociais: Os impactos de práticas culturais compartilhadas
• Fechado, Desconectado e Desengajado: Dinâmicas funcionais recorrentes no Modelo de Inflexibilidade Psicológica
• Ninguém é feliz sozinho: Problemas em habilidades sociais necessárias para a conexão social
• Da análise funcional molecular à molar: identificando padrões de comportamento
• Realizando análises funcionais molares na prática
• Da análise molar à formulação de caso: integrando os padrões de comportamento
• Construindo a motivação para a mudança clínica
• Construindo formulações de caso na prática
• A postura e o raciocínio do terapeuta imperfeito: tomada de decisão, intencionalidade, limites e erros
• Encontrando as oportunidades para intervir em sessão: Observar CCRs (Comportamentos Clinicamente Relevantes) na prática
• Sensível ao momento com um pé na formulação de caso: Observar Os e CCRs (Regra 1)
• Ativamente criando oportunidades para intervir: Evocar CCRs (Regra 2)
• Criando condições favoráveis mudanças: Evocando CCRs na prática
• A mudança começa na relação terapêutica: Fornecer consequências a CCRs e observar os efeitos (Regras 3 e 4)
• Nutrindo tentativas de crescimento do cliente: Fornecer consequências a CCRs e observar os efeitos na prática
• Adotando uma postura aberta: aceitação e desfusão cognitiva
• Adotando uma postura centrada: atenção flexível e mindfulness
• Adotando uma postura centrada: senso de self flexível
• De inimigos à companheiros: aceitação e desfusão cognitiva na prática
• Adotando uma postura engajada: valores, ação comprometida e generalização de CCRs (Regra 5)
• É necessário mudar para além da sessão: valores, ação comprometida e generalização de CCRs na prática
• ACT - Análise de Caso Clínico
• FAP - Análise de Caso Clínico
• FACT - Análise de Caso Clínico
• FAP - Terapia e supervisão em grupo
• Terapia Infantil e Adolescente
• Terapia de Casal

Professores

Fátima Conte

Coordenadora da Pós!

Fátima Cristina de Souza Conte é psicóloga formada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, mestre em Psicologia pela PUC/Campinas e doutora em Psicologia Clínica pela USP. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Ensino Superior pela UFSCar, foi professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com ampla atuação no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e supervisão em cursos de especialização em Psicoterapia Analítico-Funcional e temas relacionados à infância e adolescência. Atualmente, é psicoterapeuta no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e coordena o curso online de Atualização em ACT e FAP no Instituto Continuum, do qual é sócia fundadora.

Alessandra Villas-Bôas

Alessandra Villas-Bôas é psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Experimental pela mesma instituição e doutora em Psicologia Clínica pela USP, com estágio sanduíche nas universidades de Wisconsin–Milwaukee e Washington (EUA). Atua na clínica com abordagem analítico-comportamental, realizando atendimentos individuais, terapia de casal, orientação profissional e supervisão. Possui também experiência como docente no ensino universitário.

Ana Carmen de Freitas Oliveira

Ana Carmen de Freitas Oliveira é psicóloga formada pela PUC Minas, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP e doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Terapeuta analítico-comportamental desde 1999, possui ampla experiência em psicoterapia para adultos e casais, além de atuação como professora, supervisora clínica e pesquisadora. No Instituto Par, desenvolve trabalhos com foco em depressão, estresse e ansiedade.

Andréia Schmidt

Andréia Schmidt é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada no campus de Ribeirão Preto da USP, atua como orientadora nos programas de mestrado e doutorado em Psicobiologia e é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Sua experiência inclui pesquisas nas áreas de controle instrucional, aprendizagem relacional, comportamento simbólico e verbal, além da aplicação da Análise do Comportamento em contextos com crianças pré-escolares e idosos, com ou sem transtornos neurocognitivos.

Bernardo Dutra Rodrigues

Bernardo Dutra Rodrigues é psicólogo formado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), mestre em Psicologia Experimental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e integrante do corpo editorial do Boletim Paradigma, atua na clínica analítico-comportamental, no acompanhamento terapêutico e em pesquisas sobre processos e resultados em psicoterapia, com interesse também na responsabilidade social do psicólogo.

Camila Muchon de Melo

Camila Muchon de Melo é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2012, onde também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento entre 2019 e 2021. Atua como pesquisadora nas áreas de Ciências Comportamentais, Análise do Comportamento, Psicologia Experimental, Análise Cultural e Filosofia da Psicologia. Integra o Think Tank on Culturo-Behavior Science desde 2018 e colabora como membro do corpo editorial de periódicos como Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Perspectives on Behavior Science e Behavior and Social Issues.

Caroline Saraiva Leão Costa de Morais

Caroline Saraiva Leão Costa de Morais é psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Doutoranda em M.Litt/PhD na University College Dublin (UCD), integra o Laboratório de Ciências Comportamentais Contextuais, desenvolvendo pesquisas sobre repetitive negative thinking (RNT), com foco em preocupação excessiva e ruminação.

Claudia Lúcia Menegatti

Claudia Lúcia Menegatti é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como psicóloga clínica e docente na PUC/PR, com experiência nas áreas de Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Claudia Kami Bastos Oshiro

Claudia Kami Bastos Oshiro é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, é docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora da clínica-escola Durval Marcondes. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e vencedora do Prêmio Capes de Tese em 2012. Atua em pesquisa e ensino de terapias comportamentais contextuais, com publicações e capítulos sobre Análise Funcional e prática clínica.

Daniel Afonso Assaz

Daniel Afonso Assaz é psicólogo clínico formado pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Psicologia Clínica pela mesma instituição, com pesquisa focada na desfusão cognitiva na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Possui intercâmbio acadêmico na Rijksuniversiteit Groningen, na Holanda, e atua em pesquisas envolvendo ACT, Terapia Analítico-Funcional (FAP) e Teoria das Molduras Relacionais (RFT), com ênfase nos processos básicos de linguagem e mudança clínica. É supervisor clínico em consultório particular, docente em cursos de formação em terapias comportamentais contextuais e coordenador do curso de especialização em ACT e FAP no Instituto Continuum. Integra o Conselho Editorial da Editora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e coordena o Boletim Contexto.

Denis Zamignani

Denis Zamignani é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e doutor em Psicologia Clínica pela USP. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC, é docente no Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par e atua como supervisor e professor em cursos de especialização em Clínica Analítico-Comportamental. É diretor acadêmico da plataforma DíadeLab, coordenador do laboratório TACn1 de pesquisa sobre processo e resultado em terapia analítico-comportamental e líder da REDETAC, rede de colaboração em terapias analítico-comportamentais. Foi presidente da ABPMC entre 2015 e 2016 e integra o conselho consultivo e o corpo editorial das revistas Perspectivas em Análise do Comportamento e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Felipe Corchs

Felipe Corchs é médico psiquiatra, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Neurociência e Psiquiatria pela Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York. Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da USP, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) e atua como professor e orientador no Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. É médico psiquiatra e analista do comportamento em consultório particular e no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, onde supervisiona residentes e coordena o programa de Terapia Comportamental, o Ambulatório de Transtorno de Estresse Pós-Traumático e o Laboratório de Psicoterapia e Psicologia Experimental (LaPPEx). Desenvolve atividades acadêmicas e científicas na interface entre psicoterapias, psicologia experimental e neurociências, com foco em emoções relacionadas a aversivos, ameaças, transtornos de ansiedade, estresse e depressão.

Fernanda Gutierrez

Fernanda Gutierrez Magalhães é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Foi professora titular da Universidade Positivo, onde atuou como docente, coordenadora de curso e clínica-escola, além de psicóloga no Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante de Medicina. Atualmente, atua como psicóloga clínica em consultório particular, com foco em epistemologia e história da psicologia, Análise do Comportamento e psicologia clínica, especialmente nos atendimentos voltados a transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, emergências psicológicas e saúde mental de estudantes do ensino superior.

Germano Henning

Germano Henning é psicólogo formado pela PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, com pesquisa enfocada no desenvolvimento de habilidades sociais em grupo utilizando RPG e gamificação. Durante sua formação, integrou projetos como o CAIS-USP, voltado à inclusão social de pessoas com autismo, e o PROTANV entre 2009 e 2014. É sócio do Grupo D20 – Desenvolvimento de Habilidades Sociais e terapeuta comportamental que atua com adolescentes e adultos em atendimentos individuais e em grupo. Membro da ABPMC desde 2005.

Ila Linares

Ila Marques Porto Linares é psicóloga formada pela UFSCar, especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma, mestre em Neurociências e doutoranda em Saúde Mental pela USP-Ribeirão Preto. No Núcleo Paradigma, atua como terapeuta e é coordenadora dos cursos “Situações desafiadoras na prática clínica” e “Situações de crise, emergências e desastres” na plataforma DíadeLab do Instituto Continuum. Sua experiência engloba cursos sobre intervenções na Terapia Analítico-Comportamental, com foco no atendimento clínico e emergencial.

Jaíde Regra

Jaíde Aparecida Gomes Regra é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Com vasta experiência em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, dedica-se principalmente a temas como sessões, emoções e aprendizagem. Ao longo da carreira, produziu contribuições relevantes para a psicoterapia infantil, com estudos sobre fantasia como instrumento terapêutico, programação de atendimento para dificuldades de escolaridade, psicologia do desenvolvimento e psicoterapia comportamental.

Júlio de Rose

Júlio César Coelho de Rose é psicólogo, mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pela mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atua como pesquisador nas áreas de comportamento simbólico, controle de estímulos, leitura, aprendizagem e desenvolvimento de repertórios acadêmicos. Sua trajetória inclui contribuições significativas para a análise experimental do comportamento e para a aplicação de procedimentos baseados em evidências no ensino e na reabilitação de habilidades acadêmicas.

Kellen Escaraboto

Kellen Martins Escaraboto Fernandes é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com especialização em Psicoterapia Clínica Comportamental pela mesma instituição e em Educação Especial e Psicopedagogia pela UNOPAR. Mestre em Neuropsicologia Clínica, atualmente cursa mestrado em Análise do Comportamento na UEL, integrando o grupo de pesquisa em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). É certificada em Terapia Dialética Comportamental (DBT) e atua utilizando abordagens comportamentais contextuais e DBT em atendimentos clínicos individuais, familiares e em grupo, além de orientação parental e psicodiagnóstico. É professora convidada em cursos de pós-graduação em análise do comportamento e terapias contextuais no Instituto Continuum e em instituições como UNIFIL, UNIPAR e PUC-Toledo.

Larissa Schafranski

Larissa Schafranski é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Análise do Comportamento pela mesma instituição. Atua como psicóloga clínica no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e colabora com o Instituto Continuum no setor administrativo. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais, realiza atendimentos presenciais e online a adolescentes e adultos. Durante sua formação participou de projetos de iniciação científica em psicologia experimental e desenvolveu intervenções educativas, como uma cartilha e um jogo interativo sobre bullying para pais e filhos.

Luc Vandenberghe

Luc Vandenberghe é psicólogo e pesquisador com foco em Análise Funcional da Terapia Comportamental. Atua como supervisor clínico e desenvolveu estudos importantes sobre a relação terapêutica e os processos afetivos e emocionais envolvidos na supervisão clínica. Seus artigos abordam temas como a intimidade na relação terapeuta-cliente e a aplicação da Análise Funcional em contextos clínicos com base em evidências

Mariana Sartor

Mariana Salvadori Sartor é psicóloga graduada pela PUC/PR, mestre em Análise do Comportamento pela UEL e doutora em Psicologia Clínica pela USP, com período sanduíche na Universidad de Málaga. Atua como supervisora clínica e psicóloga em consultório particular, além de professora em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum e IEPAC. Sua pesquisa é voltada à supervisão na psicoterapia analítico-funcional (FAP), com foco nos processos de mudança clínica e na relação supervisor-supervisionando.

Marina Fenner

Marina Castana Fenner é psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em Terapias Contextuais. Professora da graduação em Psicologia da UNIGRAN Capital (campo Grande, MS) e docente em cursos de especialização em Terapia Analítico-Comportamental na UCDB, atua também como coordenadora de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua atuação clínica inclui atendimento psicológico em consultório particular, com foco em Terapia Analítico-Comportamental e atuação junto à população LGBTQIA+, desenvolvendo estudos sobre estresse de minorias e práticas inclusivas.

Murilo Ramos

Murilo Ramos é psicólogo, mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, com experiência no atendimento a adolescentes e adultos, e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica e acadêmica é voltada às terapias comportamentais contextuais, com foco na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP).

Raul Manzione

Raul Vaz Manzione é psicólogo clínico formado pelo Mackenzie, com qualificação avançada em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma e mestre em Análise do Comportamento Aplicada pelo mesmo centro. É Peer-Reviewed ACT Trainer e atualmente lidera o capítulo brasileiro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS). Atua na interface entre Análise do Comportamento Contextual e ACT, com foco em psicoterapia clínica para adultos, tratamento de casos complexos e Transtorno de Estresse Pós-Traumático. É idealizador e facilitador do ACT Skills Lab, um espaço de treinamento prático e consultoria para aperfeiçoar habilidades terapêuticas em ACT dentro de uma comunidade colaborativa.

Regina Wielenska

Regina Christina Wielenska é psicóloga formada pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela USP. Atua como docente e supervisora clínica em Terapia Comportamental Analítico-Funcional (FAP), com experiência em prática clínica, supervisão e investigação de transtornos psiquiátricos e relação terapêutica. Seu trabalho inclui estudos sobre a terapia analítico-comportamental em fobias, como fobia de deglutição, e o impacto das redes sociais na prática clínica como analista do comportamento.

Roberto Banaco

Roberto Alves Banaco é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Fundador do Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, atua como professor, supervisor e pesquisador em Análise do Comportamento, com ampla experiência na formação de terapeutas analítico-comportamentais. É autor de livros e artigos científicos que abordam desde os fundamentos da Análise do Comportamento até aplicações clínicas e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação de práticas baseadas em evidências no Brasil.

Simone Oliani

Simone Oliani é psicóloga, mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, atendendo adolescentes e adultos, e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para promover mudanças comportamentais efetivas.

Tiago Ferreira

Tiago Alfredo da Silva Ferreira é psicólogo clínico, mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor no Instituto de Psicologia da UFBA, docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenador do Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento, Subjetividade e Cultura (ACSC). Atua como supervisor clínico e defensor das práticas das Terapias Contextuais, especialmente no campo da Análise Funcional do Comportamento e da Terapia Analítico-Comportamental, desenvolvendo investigações teórico-reflexivas sobre objetivos e fundamentos da terapia clínica.

Vera Otero

Vera Regina Lignelli Otero é psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), terapeuta analítico-comportamental desde 1973 e sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Atua há décadas como coordenadora de clínica, terapeuta de adolescentes, adultos e casais na Clínica ORTEC, em Ribeirão Preto. Desenvolve ações de divulgação da Análise do Comportamento para o público geral, por meio de cursos, palestras e publicações acessíveis. Também ministra aulas em cursos de especialização e formação de terapeutas analítico-comportamentais no Instituto Continuum e em outras instituições como o PSICOLOG – Instituto de Análise do Comportamento.

Victor Bassetto

Victor Hugo Bassetto é psicólogo, mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta no atendimento a adolescentes e adultos e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, especialmente a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Analítico-Funcional (FAP), aplicando intervenções baseadas em evidências para promover mudanças comportamentais efetivas.

Yara Ingberman

Yara Ingberman é psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta no atendimento a adolescentes e adultos e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para favorecer mudanças comportamentais duradouras.

Pós-Graduação em
Terapias Contextuais (ACT e FAP)

Turma 2026 – 1º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Início das aulas:
1º Semestre, março de 2026

Modalidade:
Totalmente online, com transmissão ao vivo e acesso a gravações

Aulas ao vivo:
Quinzenalmente às sextas à noite e sábado (manhã e tarde)

Investimento:
24x de R$ 739,00
10x de R$ 1685,40
R$ 15.999,00 à vista

Garanta sua vaga! O primeiro boleto é gerado no ato da matrícula.
As demais parcelas iniciam em fevereiro de 2026.

Quer fazer parte da próxima turma?

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Perguntas Frequentes

Ficou com mais alguma dúvida?

Chame a gente para conversar!

Psicólogos e psiquiatras com interesse em aprofundar sua formação em análise do comportamento e Terapias Comportamentais Contextuais como a Terapia da Aceitação e Compromisso e Psicoterapia Anallítico-Funcional.

Não precisa, não!

A nossa pós foi pensada com carinho para receber tanto quem está começando agora na área quanto quem já atua e quer aprofundar a prática com mais solidez teórica e técnica.

Ao longo do curso, a gente passa pelos fundamentos da Análise do Comportamento e avança para estratégias de intervenção mais complexas — tudo de forma aplicada, acessível e com muito espaço para troca entre quem já tem estrada e quem está só dando os primeiros passos.

Sim! Aqui, a prática anda junto com a teoria. É isso que amamos na nossa pós!!!

Nosso curso inclui mais de 100 horas de supervisão e intervisão pensados para que você possa aplicar o que aprende, com orientação próxima de professoras e professores experientes.

Neste processo de supervisão, os alunos são divididos em grupos de até 6 alunos, de acordo com suas preferências e afinidades. Cada aluno atende um caso diferente e é também co-supervisor do caso de um colega. As supervisões acontecem em encontros ao vivo e online, a cada 15 dias (10 encontros no total). Cada aluno é responsável por trazer seu caso e redige, individualmente, um relatório de caso ao final do processo.

Nossa jornada formativa juntos dura 18 meses — um ano e meio de anos de trocas, aprendizados e construção coletiva.

Ao longo desse tempo, você vai percorrer 556 horas de formação, com aulas quinzenais, módulos de supervisão e encontros que conectam teoria, prática e muita conversa boa com quem vive a clínica no dia a dia. Tudo no ritmo certo pra aprofundar, aplicar e transformar a sua atuação.

Nos encontramos no virtual — com presença, troca real e câmera ligada.

A nossa pós é 100% online, com aulas ao vivo, pensadas para garantir interação, engajamento e construção conjunta. A cada encontro, você participa de aulas teóricas, oficinas práticas e supervisões, tudo por uma plataforma digital de última geração.

Os encontros acontecem, em regra:

– Sextas, das 18h às 22h.

– Sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h

A presença é registrada e incentivamos que todos estejam de câmera aberta — porque aqui a gente se encontra de verdade, mesmo a distância.

A certificação é emitida pela Faculdade iPGS, uma Instituição de Ensino Superior credenciada junto ao MEC para oferta de pós-graduação lato sensu.

Reconhecimento MEC - e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior

Sim, é necessário apresentar uma cópia do diploma de graduação no momento da matrícula.

Se você ainda está no último semestre da faculdade, tudo bem — nesse caso, a gente pede um comprovante de matrícula atualizado e você se forma com a turma posterior, ok?

A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo MEC, e por isso seguimos as exigências formais para garantir a validade do seu certificado ao final do percurso.

Ao longo da Pós-graduação em Terapias Contextuais com Ênfase em ACT e FAP, você desenvolverá um conjunto de habilidades clínicas, analíticas e relacionais essenciais para a prática da psicoterapia analítico-comportamental contemporânea. Entre elas, destacam-se:

Habilidades Técnicas e Analíticas

  • Aplicar a análise funcional do comportamento em contextos clínicos diversos;
  • Formular casos clínicos com base nos modelos da ACT (Hexaflex, Matrix) e da FAP (FIAT, FASIT);
  • Utilizar instrumentos de avaliação psicológica contextual, questionários e estratégias baseadas em evidências;
  • Identificar e intervir sobre comportamentos clinicamente relevantes (CRBs) na relação terapêutica;
  • Integrar ACT, FAP e outras terapias da terceira geração à prática da Análise Clínica Comportamental.

Habilidades Comunicativas e Relacionais

  • Conduzir intervenções baseadas na relação terapeuta-cliente, utilizando as “Cinco Regras” da FAP (observar, evocar, reforçar, monitorar e interpretar);
  • Utilizar metáforas e analogias terapêuticas de forma eficaz para facilitar a compreensão e a mudança de comportamento;
  • Estabelecer vínculo terapêutico profundo, empático e funcional, com base em princípios de consciência, coragem e amor (modelo ACL da FAP);
  • Trabalhar com temas como valores, aceitação, vulnerabilidade e compaixão de maneira ética e contextualizada.

Habilidades Cognitivas e Científicas

  • Refletir criticamente sobre fundamentos filosóficos do Behaviorismo Radical e da ciência contextual comportamental;
  • Analisar evidências científicas que sustentam as intervenções propostas pelas Terapias Contextuais;
  • Relacionar teoria e prática clínica, mantendo constante atualização com a produção científica nacional e internacional.

Habilidades Integrativas

  • Articular práticas das diferentes gerações da terapia comportamental, com ênfase em ACT e FAP;
  • Atuar com flexibilidade e sensibilidade cultural, considerando o papel da linguagem, da história de vida e do contexto do cliente;
  • Empreender práticas clínicas embasadas e éticas, promovendo o bem-estar e a autonomia do cliente.

Essas habilidades não só ampliam sua atuação como psicoterapeuta, como também contribuem para um posicionamento crítico e ético na área da saúde mental.