Pós-graduação em Terapia
Analítico-Comportamental

iContinuum

Pós-graduação em Terapia
Analítico-Comportamental

Formação sólida e prática para quem quer atuar com segurança, repertório técnico e embasamento científico. Desenvolva habilidades terapêuticas fundamentais na condução de atendimentos clínicos com base na Análise do Comportamento.

Quero mais informações

Turma 2026 - 1º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Inscreva-se!

Para que essa especialização prepara você?

Você será preparado para atender com segurança e competência, utilizando os princípios da Análise do Comportamento como base para avaliação, formulação de caso e intervenção clínica.

A formação foca (de verdade!) no desenvolvimento de habilidades terapêuticas observáveis, no uso da relação terapêutica como ferramenta de mudança e na análise funcional como eixo central da prática clínica. Tudo isso com supervisão estruturada e docentes experientes.

O que torna esta formação única?

  • Ênfase no desenvolvimento de habilidades terapêuticas desde o início.

  • Supervisão prática com modelagem de comportamentos do terapeuta.

  • Professores com atuação destacada na clínica e na formação de terapeutas.

  • Abordagem integrativa: TAC, FAP, ACT e DBT .

  • Curso com base em evidências, experiência docente e prática supervisionada .

E muito mais! Tudo isso com suporte de um corpo docente de altíssimo nível!

Diferenciais da

nossa pós >

Supervisão (160+ horas)

Aulas síncronas, com controle de presença e câmeras abertas

Treino de habilidades em casos reais, ao vivo, com a ajuda do supervisor

Possibilidade de cursar disciplinas da pós em Contextuais, ABA ou OBM, ampliando seu repertório profissional.

Equipe de monitores disponíveis na turma, ajudando na gestão das aulas, do curso e tirando dúvidas ao longo do caminho.

Grade curricular que combina fundamentos teóricos sólidos com prática supervisionada, oferecendo uma formação completa para sua prática clínica.

sobre o

curso >

Disciplinas:

O que você vai aprender?

Você vai aprofundar seu conhecimento sobre os fundamentos da Análise do Comportamento e aplicar esse repertório na prática clínica. As disciplinas abordam desde filosofia e história da AC até estratégias avançadas como ACT, FAP e DBT, passando por análise funcional, comportamento verbal, entrevista clínica, relação terapêutica e trabalho com grupos.

Além das aulas teóricas, você vivenciará supervisões clínicas, simulações e discussões de caso — com foco no aperfeiçoamento técnico do terapeuta.

O curso conta ainda com um Treino e Supervisão de Habilidades Terapêuticas em Espelho, no qual alunos realizarão o atendimento de casos reais, com um supervisor presente a todo momento. A proposta visa destacar e desenvolver as habilidades terapêuticas utilizadas em cada sessão, assim como o planejamento das intervenções futuras.

Resumo da carga horária total: 580h (aulas online, síncronas)

Veja algumas das disciplinas que compõem a especialização:

  • ✅  Bases Filosóficas da Análise do Comportamento
  • ✅  Análise Funcional na Prática Clínica
  • ✅  Comportamento Verbal
  • ✅  Diagnóstico e Entrevista Clínica
  • ✅  Habilidades Terapêuticas I e II
  • ✅  Introdução à TAC
  • ✅  ACT, FAP e DBT
  • ✅  Intervenção com Grupos
  • ✅  Supervisão Clínica – 160h

Professores

Yara Ingberman

Yara Ingberman é psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta no atendimento a adolescentes e adultos e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para favorecer mudanças comportamentais duradouras.

Josiane Knaut

Josiane Knaut é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Psicologia Clínica – área behaviorismo – e mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Atuou como professora da Universidade Positivo (UP) nos cursos de Psicologia e Medicina, além de coordenadora do Centro de Psicologia, do Serviço de Psicologia Hospitalar e do Serviço de Saúde Mental da UP. Foi coordenadora do curso de pós-graduação em Clínica Analítico-Comportamental: Práticas e Recursos Terapêuticos e integrou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia da universidade. É organizadora e autora do livro Estudos Sobre Estresse. Possui ampla experiência clínica em Psicologia, com foco em intervenção, atuando principalmente nos temas psicologia clínica, ansiedade e estresse.

Alessandra Villas Boas

Possui graduação em Psicologia (2003) e mestrado em Psicologia Experimental, ambos pela Universidade de São Paulo (2006), tendo o último recebido menções de distinção e louvor pela banca examinadora. Tem experiência na área clínica, tendo trabalhado com atendimento infantil, de adulto, de casal, orientação profissional e como supervisora; experiência em docência universitária, tendo ministrado disciplinas de Análise do Comportamento; e experiência como acompanhante terapêutico. É Coordenadora Editorial do Boletim Contexto, uma publicação da ABPMC. Atualmente, é doutoranda no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo, investigando experimentalmente os mecanismos de ação da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), além de investigar suas formas de ensino e formação.

Andrea Schmidt

Andréia Schmidt é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada no campus de Ribeirão Preto da USP, atua como orientadora nos programas de mestrado e doutorado em Psicobiologia e é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Sua experiência inclui pesquisas nas áreas de controle instrucional, aprendizagem relacional, comportamento simbólico e verbal, além da aplicação da Análise do Comportamento em contextos com crianças pré-escolares e idosos, com ou sem transtornos neurocognitivos.

Bruno Strapasson

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná e pesquisador com ênfase nas áreas de história e teoria do Behaviorismo, Análise Experimental do Comportamento e Metaciência.

Claudia Menegatti

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), com Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015). Atua como Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Denis Zamignani

Denis Zamignani é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e doutor em Psicologia Clínica pela USP. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC, é docente no Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par e atua como supervisor e professor em cursos de especialização em Clínica Analítico-Comportamental. É diretor acadêmico da plataforma DíadeLab, coordenador do laboratório TACn1 de pesquisa sobre processo e resultado em terapia analítico-comportamental e líder da REDETAC, rede de colaboração em terapias analítico-comportamentais. Foi presidente da ABPMC entre 2015 e 2016 e integra o conselho consultivo e o corpo editorial das revistas Perspectivas em Análise do Comportamento e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Fátima Conte

Fátima Cristina de Souza Conte é psicóloga formada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, mestre em Psicologia pela PUC/Campinas e doutora em Psicologia Clínica pela USP. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Ensino Superior pela UFSCar, foi professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com ampla atuação no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e supervisão em cursos de especialização em Psicoterapia Analítico-Funcional e temas relacionados à infância e adolescência. Atualmente, é psicoterapeuta no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e coordena o curso online de Atualização em ACT e FAP no Instituto Continuum, do qual é sócia fundadora.

Felipe Corchs

Possui Graduação em Medicina (2001), Residência Médica em Psiquiatria (2005), e doutorado em Ciências (2008) e pós-doutorado pelo Departamento de Neurociência e Psiquiatria da Icahn School of Medicine al Mount Sinai em Nova York. Atualmente é Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) da USP. Também é Professor e orientador no Instituto Par. Nas atividades assistenciais, é Médico Psiquiatra e Analista do Comportamento em consultório particular e no Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP, onde também é supervisor dos residentes e coordena o programa de Terapia Comportamental, o Ambulatório de Transtorno de Estresse Pós-Traumático e o Laboratório de Psicoterapia e Psicologia Experimental (LaPPEx). Seu principal interesse é na área de emoções, especialmente as relacionadas a aversivos e ameaças, bem como transtornos relacionados, classificados atualmente como transtornos de ansiedade, medo, relacionados ao estresse e depressão. Nessa área desenvolve a maior parte de suas atividades acadêmicas e científicas, especialmente na área de interface entre psicoterapias, psicologia experimental e neurociências.

Fernanda Gutiérrez

Fernanda Gutierrez Magalhães é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Foi professora titular da Universidade Positivo, onde atuou como docente, coordenadora de curso e clínica-escola, além de psicóloga no Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante de Medicina. Atualmente, atua como psicóloga clínica em consultório particular, com foco em epistemologia e história da psicologia, Análise do Comportamento e psicologia clínica, especialmente nos atendimentos voltados a transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, emergências psicológicas e saúde mental de estudantes do ensino superior.

Germano Hening

Germano Henning é psicólogo formado pela PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, com pesquisa enfocada no desenvolvimento de habilidades sociais em grupo utilizando RPG e gamificação. Durante sua formação, integrou projetos como o CAIS-USP, voltado à inclusão social de pessoas com autismo, e o PROTANV entre 2009 e 2014. É sócio do Grupo D20 – Desenvolvimento de Habilidades Sociais e terapeuta comportamental que atua com adolescentes e adultos em atendimentos individuais e em grupo. Membro da ABPMC desde 2005.

Kellen Escaraboto

Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Psicoterapia Clínica Comportamental por esta mesma universidade. Também é Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É Mestre em Neuropsicologia Clínica e, atualmente, faz parte do programa de Pós Graduação em Análise do Comportamento na Universidade Estadual de Londrina, participando como aluna do Mestrado e do Grupo de pesquisas em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). Em 2019 também capacitou-se em Terapia Dialética Comportamental, através do Instituto Linehan, participando do Dialectical Behavior Therapy Intensive Training. Utiliza-se da abordagem comportamental e da Terapia Dialética Comportamental para realizar atendimentos individuais, grupais, com famílias; orientação de pais, orientação profissional e psicodiagnósticos. Atua como Psicóloga Clínica e como professora convidada dos Cursos de Pós-Graduação em Análise do Comportamento na UNIFIL/ Londrina, UNIPAR/ Cascavel, PUC/ Toledo e no Instituto Continuum/ Londrina no Curso de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento. Autora de vários artigos e publicações sobre orientação de pais, limites, comportamentos agressivos, aprendizagem, dentre outros.

Larissa Schafranski

Larissa Schafranski é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Análise do Comportamento pela mesma instituição. Atua como psicóloga clínica no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e colabora com o Instituto Continuum no setor administrativo. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais, realiza atendimentos presenciais e online a adolescentes e adultos. Durante sua formação participou de projetos de iniciação científica em psicologia experimental e desenvolveu intervenções educativas, como uma cartilha e um jogo interativo sobre bullying para pais e filhos.

Mariana Sartor

Mariana Salvadori Sartor é psicóloga graduada pela PUC/PR, mestre em Análise do Comportamento pela UEL e doutora em Psicologia Clínica pela USP, com período sanduíche na Universidad de Málaga. Atua como supervisora clínica e psicóloga em consultório particular, além de professora em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum e IEPAC. Sua pesquisa é voltada à supervisão na psicoterapia analítico-funcional (FAP), com foco nos processos de mudança clínica e na relação supervisor-supervisionando.

Regina Wielenska

Regina Christina Wielenska é psicóloga formada pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela USP. Atua como docente e supervisora clínica em Terapia Comportamental Analítico-Funcional (FAP), com experiência em prática clínica, supervisão e investigação de transtornos psiquiátricos e relação terapêutica. Seu trabalho inclui estudos sobre a terapia analítico-comportamental em fobias, como fobia de deglutição, e o impacto das redes sociais na prática clínica como analista do comportamento.

Roberto Banaco

Roberto Alves Banaco é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Fundador do Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, atua como professor, supervisor e pesquisador em Análise do Comportamento, com ampla experiência na formação de terapeutas analítico-comportamentais. É autor de livros e artigos científicos que abordam desde os fundamentos da Análise do Comportamento até aplicações clínicas e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação de práticas baseadas em evidências no Brasil.

Simone Oliani

Simone Oliani é psicóloga, mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, atendendo adolescentes e adultos, e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para promover mudanças comportamentais efetivas.

Tiago Alfredo Ferreira

Psicólogo, mestre e doutor pelo programa de pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências, da UFBA. Mestre pelo programa Master of Divinity na Tyndale University (Canada). Atualmente é professor, supervisor e psicólogo clínico com ênfase nos modelos clínicos das Ciências Comportamentais Contextuais, possui interesses de pesquisa vinculados à Análise do Comportamento Clínica, Terapias Contextuais (com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso), Epistemologia, Psicologia e Teologia, bem como em Ensino de Psicoterapia.

Pós-graduação em
Terapia Analítico-Comportamental

Turma 2026 – 1º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Início das aulas:
1º Semestre, março de 2026

Modalidade:
Totalmente online, com transmissão ao vivo e acesso a gravações por 15 dias

Carga horária:
Carga horária Total - 542 horas
Carga horária prática - 100 horas

Investimento:
Estamos com uma condição especial de pré-matrícula para quem decidir confirmar sua vaga agora. Você pode garantir sua matrícula com apenas R$ 150,00 de taxa de matrícula e valores especiais.

Matrículas realizadas até o final de Outubro/2025:
24x de R$ 739,30
10x de R$ 1.685,40
R$ 15.999,00 à vista

Matrículas realizadas a partir de Novembro/2025:
24x de R$ 812,00
10x de R$ 1.851,36
R$ 17.539,20 à vista

Garanta sua vaga!

Perguntas Frequentes

Ficou com mais alguma dúvida?

Chame a gente para conversar!

Psicólogos e médicos com interesse em atuação clínica com base na Análise do Comportamento.

Não. O curso é adequado tanto para iniciantes quanto para quem busca aprimoramento clínico.

Sim. São 100h de supervisão com atendimento em grupo e modelagem de habilidades terapêuticas.

Durante a especialização, os alunos realizarão o atendimento de casos reais, com um supervisor presente a todo momento. A proposta visa destacar e desenvolver as habilidades terapêuticas utilizadas em cada sessão, assim como o planejamento das intervenções futuras.

Sim e há controle de presença, com encontros online quinzenais e acesso a gravações. Alunos devem participar de ao menos 70% dos encontros ao vivo de cada disciplina com a câmera aberta.

Quem certifica o curso? Faculdade iPGS, credenciada pelo MEC.

Não. O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional.

A formação está fundamentada na Análise do Comportamento, com integração entre TAC, FAP, ACT e estratégias modernas de intervenção clínica.

Rua Prof. João Cândido, 1395 - Londrina/PR • 43991551027 • contato@icontinuum.com.br