Pós-graduação em Terapia
Analítico-Comportamental

iContinuum
Dia de Lab

Pós-graduação em Terapia
Analítico-Comportamental

Formação sólida e prática para quem quer atuar com segurança, repertório técnico e embasamento científico. Desenvolva habilidades terapêuticas fundamentais na condução de atendimentos clínicos com base na Análise do Comportamento.

Quero mais informações

Turma 2025 - 2º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Inscreva-se!

Para que essa especialização prepara você?

Você será preparado para atender com segurança e competência, utilizando os princípios da Análise do Comportamento como base para avaliação, formulação de caso e intervenção clínica.

A formação foca (de verdade!) no desenvolvimento de habilidades terapêuticas observáveis, no uso da relação terapêutica como ferramenta de mudança e na análise funcional como eixo central da prática clínica. Tudo isso com supervisão estruturada e docentes experientes.

O que torna esta formação única?

  • Ênfase no desenvolvimento de habilidades terapêuticas desde o início.

  • Supervisão prática com modelagem de comportamentos do terapeuta.

  • Professores com atuação destacada na clínica e na formação de terapeutas.

  • Abordagem integrativa: TAC, FAP, ACT e DBT .

  • Curso com base em evidências, experiência docente e prática supervisionada .

E muito mais! Tudo isso com suporte de um corpo docente de altíssimo nível!

Diferenciais da

nossa pós >

Supervisão (160+ horas)

Aulas síncronas, com controle de presença e câmeras abertas

Treino de habilidades em casos reais, ao vivo, com a ajuda do supervisor

Possibilidade de cursar disciplinas da pós em Contextuais, ABA ou OBM, ampliando seu repertório profissional.

Equipe de monitores disponíveis na turma, ajudando na gestão das aulas, do curso e tirando dúvidas ao longo do caminho.

Grade curricular que combina fundamentos teóricos sólidos com prática supervisionada, oferecendo uma formação completa para sua prática clínica.

sobre o

curso >

Disciplinas:

O que você vai aprender?

Você vai aprofundar seu conhecimento sobre os fundamentos da Análise do Comportamento e aplicar esse repertório na prática clínica. As disciplinas abordam desde filosofia e história da AC até estratégias avançadas como ACT, FAP e DBT, passando por análise funcional, comportamento verbal, entrevista clínica, relação terapêutica e trabalho com grupos.

Além das aulas teóricas, você vivenciará supervisões clínicas, simulações e discussões de caso — com foco no aperfeiçoamento técnico do terapeuta.

O curso conta ainda com um Treino e Supervisão de Habilidades Terapêuticas em Espelho, no qual alunos realizarão o atendimento de casos reais, com um supervisor presente a todo momento. A proposta visa destacar e desenvolver as habilidades terapêuticas utilizadas em cada sessão, assim como o planejamento das intervenções futuras.

Resumo da carga horária total: 580h (aulas online, síncronas)

Veja algumas das disciplinas que compõem a especialização:

  • ✅Bases Filosóficas da Análise do Comportamento
  • ✅Análise Funcional na Prática Clínica
  • ✅Comportamento Verbal
  • ✅Diagnóstico e Entrevista Clínica
  • ✅Habilidades Terapêuticas I e II
  • ✅Introdução à TAC
  • ✅ACT, FAP e DBT
  • ✅Intervenção com Grupos
  • ✅Supervisão Clínica – 160h

Professores

Yara Ingberman

Coordenadora da Pós!

Yara Ingberman é psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta no atendimento a adolescentes e adultos e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para favorecer mudanças comportamentais duradouras.

Alessandra Villas-Bôas

Alessandra Villas-Bôas é psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Experimental pela mesma instituição e doutora em Psicologia Clínica pela USP, com estágio sanduíche nas universidades de Wisconsin–Milwaukee e Washington (EUA). Atua na clínica com abordagem analítico-comportamental, realizando atendimentos individuais, terapia de casal, orientação profissional e supervisão. Possui também experiência como docente no ensino universitário.

Ana Carmen de Freitas Oliveira

Ana Carmen de Freitas Oliveira é psicóloga formada pela PUC Minas, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP e doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Terapeuta analítico-comportamental desde 1999, possui ampla experiência em psicoterapia para adultos e casais, além de atuação como professora, supervisora clínica e pesquisadora. No Instituto Par, desenvolve trabalhos com foco em depressão, estresse e ansiedade.

Andréia Schmidt

Andréia Schmidt é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada no campus de Ribeirão Preto da USP, atua como orientadora nos programas de mestrado e doutorado em Psicobiologia e é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Sua experiência inclui pesquisas nas áreas de controle instrucional, aprendizagem relacional, comportamento simbólico e verbal, além da aplicação da Análise do Comportamento em contextos com crianças pré-escolares e idosos, com ou sem transtornos neurocognitivos.

Claudia Lúcia Menegatti

Claudia Lúcia Menegatti é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como psicóloga clínica e docente na PUC/PR, com experiência nas áreas de Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Daniel Afonso Assaz

Daniel Afonso Assaz é psicólogo clínico formado pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Psicologia Clínica pela mesma instituição, com pesquisa focada na desfusão cognitiva na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Possui intercâmbio acadêmico na Rijksuniversiteit Groningen, na Holanda, e atua em pesquisas envolvendo ACT, Terapia Analítico-Funcional (FAP) e Teoria das Molduras Relacionais (RFT), com ênfase nos processos básicos de linguagem e mudança clínica. É supervisor clínico em consultório particular, docente em cursos de formação em terapias comportamentais contextuais e coordenador do curso de especialização em ACT e FAP no Instituto Continuum. Integra o Conselho Editorial da Editora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e coordena o Boletim Contexto.

Denis Zamignani

Denis Zamignani é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição e doutor em Psicologia Clínica pela USP. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC, é docente no Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par e atua como supervisor e professor em cursos de especialização em Clínica Analítico-Comportamental. É diretor acadêmico da plataforma DíadeLab, coordenador do laboratório TACn1 de pesquisa sobre processo e resultado em terapia analítico-comportamental e líder da REDETAC, rede de colaboração em terapias analítico-comportamentais. Foi presidente da ABPMC entre 2015 e 2016 e integra o conselho consultivo e o corpo editorial das revistas Perspectivas em Análise do Comportamento e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Fátima Conte

Fátima Cristina de Souza Conte é psicóloga formada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, mestre em Psicologia pela PUC/Campinas e doutora em Psicologia Clínica pela USP. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Ensino Superior pela UFSCar, foi professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com ampla atuação no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e supervisão em cursos de especialização em Psicoterapia Analítico-Funcional e temas relacionados à infância e adolescência. Atualmente, é psicoterapeuta no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e coordena o curso online de Atualização em ACT e FAP no Instituto Continuum, do qual é sócia fundadora.

Felipe Corchs

Felipe Corchs é médico psiquiatra, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Neurociência e Psiquiatria pela Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York. Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da USP, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) e atua como professor e orientador no Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. É médico psiquiatra e analista do comportamento em consultório particular e no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, onde supervisiona residentes e coordena o programa de Terapia Comportamental, o Ambulatório de Transtorno de Estresse Pós-Traumático e o Laboratório de Psicoterapia e Psicologia Experimental (LaPPEx). Desenvolve atividades acadêmicas e científicas na interface entre psicoterapias, psicologia experimental e neurociências, com foco em emoções relacionadas a aversivos, ameaças, transtornos de ansiedade, estresse e depressão.

Fernanda Gutierrez Magalhães

Fernanda Gutierrez Magalhães é psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Foi professora titular da Universidade Positivo, onde atuou como docente, coordenadora de curso e clínica-escola, além de psicóloga no Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante de Medicina. Atualmente, atua como psicóloga clínica em consultório particular, com foco em epistemologia e história da psicologia, Análise do Comportamento e psicologia clínica, especialmente nos atendimentos voltados a transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, emergências psicológicas e saúde mental de estudantes do ensino superior.

Germano Henning

Germano Henning é psicólogo formado pela PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, com pesquisa enfocada no desenvolvimento de habilidades sociais em grupo utilizando RPG e gamificação. Durante sua formação, integrou projetos como o CAIS-USP, voltado à inclusão social de pessoas com autismo, e o PROTANV entre 2009 e 2014. É sócio do Grupo D20 – Desenvolvimento de Habilidades Sociais e terapeuta comportamental que atua com adolescentes e adultos em atendimentos individuais e em grupo. Membro da ABPMC desde 2005.

Kellen Escaraboto

Kellen Martins Escaraboto Fernandes é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com especialização em Psicoterapia Clínica Comportamental pela mesma instituição e em Educação Especial e Psicopedagogia pela UNOPAR. Mestre em Neuropsicologia Clínica, atualmente cursa mestrado em Análise do Comportamento na UEL, integrando o grupo de pesquisa em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). É certificada em Terapia Dialética Comportamental (DBT) e atua utilizando abordagens comportamentais contextuais e DBT em atendimentos clínicos individuais, familiares e em grupo, além de orientação parental e psicodiagnóstico. É professora convidada em cursos de pós-graduação em análise do comportamento e terapias contextuais no Instituto Continuum e em instituições como UNIFIL, UNIPAR e PUC-Toledo.

Larissa Schafranski

Larissa Schafranski é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Análise do Comportamento pela mesma instituição. Atua como psicóloga clínica no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e colabora com o Instituto Continuum no setor administrativo. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais, realiza atendimentos presenciais e online a adolescentes e adultos. Durante sua formação participou de projetos de iniciação científica em psicologia experimental e desenvolveu intervenções educativas, como uma cartilha e um jogo interativo sobre bullying para pais e filhos.

Mariana Sartor

Mariana Salvadori Sartor é psicóloga graduada pela PUC/PR, mestre em Análise do Comportamento pela UEL e doutora em Psicologia Clínica pela USP, com período sanduíche na Universidad de Málaga. Atua como supervisora clínica e psicóloga em consultório particular, além de professora em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum e IEPAC. Sua pesquisa é voltada à supervisão na psicoterapia analítico-funcional (FAP), com foco nos processos de mudança clínica e na relação supervisor-supervisionando.

Marina Fenner

Marina Castana Fenner é psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em Terapias Contextuais. Professora da graduação em Psicologia da UNIGRAN Capital (campo Grande, MS) e docente em cursos de especialização em Terapia Analítico-Comportamental na UCDB, atua também como coordenadora de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua atuação clínica inclui atendimento psicológico em consultório particular, com foco em Terapia Analítico-Comportamental e atuação junto à população LGBTQIA+, desenvolvendo estudos sobre estresse de minorias e práticas inclusivas.

Regina Wielenska

Regina Christina Wielenska é psicóloga formada pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela USP. Atua como docente e supervisora clínica em Terapia Comportamental Analítico-Funcional (FAP), com experiência em prática clínica, supervisão e investigação de transtornos psiquiátricos e relação terapêutica. Seu trabalho inclui estudos sobre a terapia analítico-comportamental em fobias, como fobia de deglutição, e o impacto das redes sociais na prática clínica como analista do comportamento.

Roberto Banaco

Roberto Alves Banaco é psicólogo formado pela PUC/SP, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Fundador do Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, atua como professor, supervisor e pesquisador em Análise do Comportamento, com ampla experiência na formação de terapeutas analítico-comportamentais. É autor de livros e artigos científicos que abordam desde os fundamentos da Análise do Comportamento até aplicações clínicas e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação de práticas baseadas em evidências no Brasil.

Simone Oliani

Simone Oliani é psicóloga, mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Terapia Analítico-Comportamental. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, atendendo adolescentes e adultos, e como docente em cursos de pós-graduação no Instituto Continuum. Sua prática clínica é voltada para as terapias comportamentais contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Terapia Analítico-Funcional (FAP), integrando evidências científicas e estratégias práticas para promover mudanças comportamentais efetivas.

Pós-graduação em
Terapia Analítico-Comportamental

Turma 2026 – 1º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC

Início das aulas:
1º Semestre, março de 2026

Modalidade:
Totalmente online, com transmissão ao vivo e acesso a gravações por 15 dias

Investimento:
24x de R$ 760,00

A matrícula corresponde à primeira parcela. Demais parcelas iniciam em março.

Garanta sua vaga!

Deixe seus dados e entre na lista de interesse da turma de 2026. Você será avisado(a) com prioridade assim que as matrículas forem abertas.

Perguntas Frequentes

Ficou com mais alguma dúvida?

Chame a gente para conversar!

Psicólogos e médicos com interesse em atuação clínica com base na Análise do Comportamento.

Não. O curso é adequado tanto para iniciantes quanto para quem busca aprimoramento clínico.

Sim. São 160h de supervisão com atendimento em grupo e modelagem de habilidades terapêuticas.

Durante a especialização, os alunos realizarão o atendimento de casos reais, com um supervisor presente a todo momento. A proposta visa destacar e desenvolver as habilidades terapêuticas utilizadas em cada sessão, assim como o planejamento das intervenções futuras.

Sim e há controle de presença, com encontros online quinzenais e acesso a gravações. Alunos devem participar de ao menos 70% dos encontros ao vivo de cada disciplina com a câmera aberta.

Quem certifica o curso? Faculdade iPGS, credenciada pelo MEC.

Não. O Trabalho de Conclusão de Curso é opcional.

A formação está fundamentada na Análise do Comportamento, com integração entre TAC, FAP, ACT e estratégias modernas de intervenção clínica.

Rua Prof. João Cândido, 1395 - Londrina/PR • 43991551027 • contato@icontinuum.com.br