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Categorias +Cultura Organizacional - com o Professor Dr. Aécio Borba
Entrevista realizada com o professor Dr. Aécio Borba.
Como a psicologia pode ajudar empresas e organizações?
Dr. Aécio: Uma coisa fundamental é sempre lembrar de um aspecto central de organizações e empresas: elas são formadas por pessoas. Essas pessoas devem ser compreendidas em todos os seus aspectos – pessoais, emocionais, culturais, e assim por diante. Por isso, é central atentar para as pessoas nessas organizações, entendendo sempre que é possível e necessário para a sobrevivência da organização ter uma atenção central à sua saúde mental, o que favorece a produtividade do indivíduo e da organização.
Como um analista de comportamento atua ou pode atuar em empresas e organizações?
Dr. Aécio: O analista do comportamento é um profissional que lida em como o sujeito influencia e é influenciado pelo seu ambiente – e, no mundo contemporâneo, o ambiente de trabalho é um ponto central. Assim, a pessoa que atua na área trabalha desenvolvendo intervenções que avaliam essa interação, e constrói e implementa estratégias para favorecer a qualidade de vida do sujeito, sua produtividade e o funcionamento da organização.
O que é Cultura Organizacional?
Dr. Aécio: Todo grupo tem suas regras, valores, ideias e objetivos. De uma forma ampla, tudo isso compõe a cultura da organização, e é uma parte fundamental do ambiente de trabalho. Compreender esse aspecto pode trazer uma contribuição importante para a melhoria dos processos organizacionais, a qualidade de vida dos trabalhadores e favorecer atingir os objetivos dessa organização.
Quais são os possíveis métodos de intervenção que um analista do comportamento pode aplicar ao trabalhar com organizações?
Dr. Aécio: São vários. Deve-se perceber, de forma geral, que o analista do comportamento trabalha descrevendo sobre a relação trabalhador-ambiente de trabalho, e a partir disso propondo, implementando e avaliando mudanças nos processos de trabalho que favoreçam o tipo de comportamento que pode atingir os objetivos organizacionais, mas mantendo-o de forma fundamentalmente baseada no que chamamos de reforçamento positivo - ou seja, a partir de condições que favoreçam os comportamentos desejados.
O que é OBM e qual a importância da gestão de comportamentos dentro das empresas?
Dr. Aécio: A OBM é o braço da Análise do Comportamento Aplicada que olha para organizações de trabalho. Assim, é uma forma de trabalhar baseada em princípios científicos com o compromisso de ser efetiva, socialmente relevante, e ética. A partir da OBM, é possível implementar serviços na organização que favoreçam não apenas a produtividade (claro!), mas também a sobrevivência da organização no longo prazo, o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e um ambiente que permita a prestação de serviços de qualidade para todos os envolvidos.
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Dr. André Connor de Méo Luiz
Coordenador Acadêmico do Instituto Continuum