Por que o nosso comportamento em grupo é diferente do que fazemos quando estamos sozinhos. 24/06/2024

Por que o nosso comportamento em grupo é diferente do que fazemos quando estamos sozinhos.

Se você se interessa por comportamento humano, por história ou por como ideais são formados, você precisa assistir ao filme A Onda (Die Welle).

O filme mostra como um experimento de classe constituiu uma verdadeira ditadura fascista e discute o quão longe o regime de Hitler realmente está dos nossos dias.

Em uma “possível atualização”, sugerimos também a visita ao filme Ele está de Volta (Er ist wieder da). Nesse filme, Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.

Em ambos os filmes, algo que parece mitológico, cômico ou improvável se mostra, ao passar do tempo, como algo altamente perigoso e necessário de ser avaliado com cuidado.

O que mais nos assusta, é que não precisamos parar nos filmes. Olha só:

“A mor*e de mais de 80 integrantes de uma seita no Quênia, que teriam sido levados pelo líder do grupo a jejuar até a morte, destacam os perigos de fazer parte de alguns grupos”.

Apesar de trágica, essa notícia revela algo relativamente frequente no comportamento humano.

“Grupo de manifestantes ataca…"

“Ações em massa são realizadas…"

“Conjunto de pessoas se reúne para decidir…”

Notícias com as frases acima não são incomuns. Todos os dias, encontramos novos grupos sendo formados ou novas ações sendo realizadas por um conjunto de pessoas. Essas ações podem objetivar um bem-comum populacional ou apenas os interesses do próprio grupo. A questão importante aqui é: o ser humano é um ser social e nossas decisões podem (e são) ser altamente influenciadas pelo que é definido como certo ou errado no grupo em que fazemos parte.

E quando falamos em grupo, não nos referimos apenas a grupos terroristas ou seitas. Nossas famílias, nossos amigos, a empresa em que trabalhos… enfim, conjuntos de pessoas podem servir de grupo.

Portanto, entender como nossos comportamentos são determinados culturalmente é algo de extrema importância para nós mesmos e para ajudar nossos clientes.

Na aula "A vida em grupo e a determinação cultural do comportamento”, o professor Saulo Velasco te ensinará os conceitos de

Comportamento Social, agências de Controle, metacontingências, e coerção.

Dessa forma, você será capaz de compreender como a cultura afeta o comportamento do ser humano na perspectiva comportamental e passará a olhar o comportamento dos seus clientes de uma forma muito mais abrangente.

Veja um trecho da aula abaixo: 

Voltar